sábado, 21 de março de 2015

Domingo a noite

Como agora estou convivendo com muitos bebês, meu sobrinho e filhos de amigas, conversando com estas mamães ,vou relembrando algumas coisas do meu pequeno. E destas conversas, me veio as dificuldades do domingo à noite. Explico, houve um tempo, entre os dois e três meses mais ou menos, que o domingo a noite era um suplício. Nosso pequeno chorava muito, demorava a dormir e nada o consolava.

Era bem difícil, mas eu tinha uma explicação para tudo baseada na experiência e em algo que li no livro "Criando bebês". Do qual admito tinha muito preconceito, mas  que recomendo a leitura principalmente do capítulo "Cólica e o bebê que chora", esclarecedor e  'calmatizador ' para mamães e papais.

Segundo o livro bebês estão se acostumando com o mundo,  os sons, as imagens, o ambiente que o cerca, às vezes são muito estímulos que podem deixar o bebê hiper estimulado o que leva a a um desconforto seguido de  choro.

É importante mantermos o bebê num ambiente tranquilo no início, evitando muitos estímulos, tudo deve ser aos poucos, mas sabemos também que todos querem conhecer nosso pequeno e as visitas são mais frequentes nos fins de semanas

Comigo não foi diferente, nossa semana era bem tranquila só eu e ele, o papai à noite, dindos e avôs as vezes, no resto uma calmaria só. Mas no fim de semana, quanta agitação. Muitas visitas, colos, conversas, um agito . Sem falar que no segundo mês só em casa os pais anseiam por um passeio, principalmente para mostrar seu pequeno e receber elogios,-Que bebê lindo!. Mas isto tem um resultado o domingo à noite.

Muito choro, desconforto, você faz tudo como nos outros dias, mas nada acalma o pequeno que chora muito, às vezes até dormir. Ouvia muito," -Isto é cólica", mas acredito que sim e não. Sim e não porque tenho uma explicação diferente para cólica.

Conforme o livro já citado a cólica é uma demonstração de desconforto do bebê ocasionado por excesso de estímulos e seu remédio é calmaria. Faz parte de um ciclo vicioso, onde nós pais ficamos tão enlouquecidos  que esquecemos a causa e nos concentramos apenas no efeito, no caso o choro.

Portanto no domingo após enlouquecer, sem ter resultados mesmo depois de  um banho, um mamada no seu quartinho silencioso e escurinho,  eis que meu pequeno adormecia, calmo e sereno como se nada tivesse acontecido.

Não este texto não e para que você corra com as visitas, apenas é para lhe dizer que o domingo a noite é difícil, tem um porquê e com calma, paciência e muito amor vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário