segunda-feira, 14 de setembro de 2015

E eu surtei...

Você sabe como quer educar seu filho, sabe o que quer fazer e evitar. sabe que não será fácil porque criança é repetir todo dia a mesma coisa. então vem o dia a dia e te mostra que, as vezes o mais difícil é os outros, todo mundo palpita, critica, sim todos querem ajudar. 

Comigo aconteceu o seguinte, tenho minhas crenças, minhas vivências e minhas certezas sobre como educar meu filho. é uma tarefa difícil, diária e cansativa, que por vezes  parece que não vai dar certo, que esta tudo errado e bate o desespero.

 As pessoas a sua volta tem suas crenças, verdades e certezas e dai começam os problemas. Elas dizem para você  faça isso, aquilo, você resiste, faz cara de paisagem, mas o cansaço, a incerteza, o medo  domina e dai, booooom, sucumbimos.

 Com medo de estar errando, de não estar cobrando como deveria  virei uma megera gritona cheia de imposições e "ses" e o inferno se instalou, tudo piorou e me vi sozinha.  E,  na solidão da incerteza busquei quem mais interessa neste processo eu mesma e meu marido, meu parceiro na educação de meu filho. Conversamos, voltamos ao prumo e eu vi como estava errada em pensar que estava errando, estava no caminho certo, na minha caminhada e por medo, me perdi.

Parei, juntei os cacos, enchi meu coração de amor e carinho e retomei minha jornada, com paciência, com amor, com jeitinho, mas firme e decidida educando meu filho.

Sempre escrevo aqui que gosto de ler, buscar referências para esta jornada. Escutei algo, numa palestra sobre parentalidade consciente,  que me ajudou bastante e pode servir para você. abaixo minha interpretação do que ouvi.

 Quando nossos filhos são bebês tentamos entendê-los, se o choro é fome, sono, fralda suja e isso dá certo, porque eles precisam de nós para interpretamos seus desejos, mas conforme eles vão crescendo entramos numa neura de querer corrigir. Não faz isso, para de chorar, e entramos em batalhas com eles, sendo que o que eles precisam ainda, e por muito tempo e que o escutemos, entendamos e os ajudemos a se compreender.

Escute seu filho e faça com muito amor.

E vamos lá porque esta só começando.

Abraço,

2 comentários:

  1. Amei!!!Grande partilha amiga!!!Bora , que é pra frente que se anda!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!Grande partilha amiga!!!Bora , que é pra frente que se anda!!Beijos!!!

    ResponderExcluir